Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo, cuidados com os equipamentos e estimular atitudes de respeito, organização e higiene.
Após os vídeos os alunos participaram do quizz elaborado no https://kahoot.com
Os alunos assistiram vídeos educativos informando sobre a transmissão e prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Esperamos que os alunos provoquem uma ação mais efetiva com a população no combate ao mosquito passando essas informações para a família.
Revisão de texto Com o objetivo de desenvolver e aprimorar a autonomia na revisão de textos, os alunos participaram de
sequencia de atividades corrigindo a ortografia, estruturação, paragrafação, pontuação de textos Piadas. O processo auxilia também na digitação e no uso do aplicativo Word.
Os elementos do gênero Noticia foram destacados através
da brincadeira “Stop” com os alunos do 4ºano B
Africanidade
Com o objetivo de conhecerem os diversos setores da influência da cultura Africana em nossa cultura, os alunos do 4º ano A elaboraram slides e depois socializaram a apresentação para a turma.Para a atividade utilizamos o programa Power point e Google Chrome para pesquisa com sites pré selecionados.
Clique na imagem:
Trechos de algumas apresentações:
ATIVIDADES 2018
Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene. Utilizamos o Google drive para construção compartilhada do Documento da Classe.
Em outro dia o combinado para uso dos netbook's educacionais, além dos objetivos de cuidar do equipamento que é de uso coletivo também foi demonstrado a plataforma de trabalho afim de reconhecer software e as ferramentas disponíveis.
No decorrer do ano fizeram outras atividades para o desenvolvimento dos procedimentos de pesquisa, assistiram vídeos educativos e realizaram jogos, participaram da plataforma para incentivo de leitura Arkos.
Edição de vídeo com Moviemaker Como parte do projeto "Cinema" e aliado ao conteúdo sobre Alimentação, os alunos aprenderam a criar vídeos a partir de imagens.
ATIVIDADE 2017
Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene.
Em outro dia o combinado para uso dos netbook's educacionais, além dos objetivos de cuidar do equipamento que é de uso coletivo também foi demonstrado a plataforma de trabalho afim de reconhecer software e as ferramentas disponíveis.
O portal MATIFIC contém atividades lúdicas para motivar o aprendizado da Matemática.
Com o objetivo de estimular nossos alunos a lerem cada vez mais, informamos que a turma participará do “4º Campeonato Arkos de Leitura”.O Campeonato acontece entre os dias 01 de abril a 30 de outubro e o que está em jogo são as habilidades e o gosto pela leitura. Para os vencedores, mais do que certificados e troféus: O conhecimento.A classificação gira em torno da avaliação através de quiz e número de livros lidos.A ideia básica é simples: o aluno ganha pontos, medalhas e outros prêmios virtuais para cada livro que lê.( http://www.arkos.com.br/d/como_funciona)
Os alunos tem acesso a uma lista de livros que podem fazer a leitura através do próprio site, ou então, fazer empréstimo daqueles que temos na biblioteca.
Depois de ter lido o livro, o aluno o procura no portal, responde as perguntas sobre ele e ganha pontos com as respostas corretas. Para acesso, nossos alunos foram cadastrados no portal e cada um recebeu nome de usuário e senha.
Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene.
Em outro dia o combinado para uso dos netbook's educacionais, além dos objetivos de cuidar do equipamento que é de uso coletivo também foi demonstrado a plataforma de trabalho afim de reconhecer software e as ferramentas disponíveis.
O segundo trimestre começou com a construção do vídeo informativo sobre os cuidados com o uso das ferramentas
de comunicação no ambiente virtual, focando a segurança na internet.
Objetivos :
- Desenvolver
postura ética na internet;
-
Conhecer as atitudes de segurança no “mundo virtual”;
- Apresentar conta de email, desde a definição à execução da conta de
sua turma;
- Utilizar o blog da escola para divulgação do vídeo.
Conteúdo:
·Conhecimentos gerais associados ao tema, como:
- Respeite limite de idade para usar sites;
- Cuidado com os dados pessoais;
- Cuidado ao falar com estranhos;
- Respeite as outras pessoas;
- Necessidade do acompanhamento de um adulto.
·Uso da conta de email como ferramenta de comunicação
ATIVIDADES 2013
Confecção do Gibi a partir do aplicativo Publisher.
SETEMBRO
Produção HQ envolvendo o tema ciberbullying.
JULHO /AGOSTO
Exploração do CD "Histórias em quadrinhos da turma da Mônica" para elaboração do gibi.
MAIO / JUNHO
Uso responsável da internet
O tema foi abordado através de Webgincana e Webquest, formatos que propõem interessantes meios de pesquisa, trabalhando, além dos conceitos, a colaboração e cooperação.
Etapas:
REDES SOCIAIS
a)Levantamento prévio do que os alunos sabem sobre o uso da internet e as situações de vulnerabilidade;
b)Exposição do vídeo sobre o uso responsável da internet: “Nunca fale com estranhos”.
c)Realização de pesquisa, investigando o uso das redes sociais, através da webgincana, e como tal, as duplas tiveram tempo determinado para responder as questões.
d)Apresentação das respostas e debatidas coletivamente. Como uma gincana, cada questão tem um valor, havendo preenchimento do quadro de pontuação para destacar a dupla que respondeu corretamente as perguntas.
e)A dupla vencedora, que reuniu o maior número de pontos, de cada sala, construirá cartaz para divulgação nos murais, jornal e blog da escola.
CYBERBULLING
a)Levantamento prévio do que os alunos sabem sobre o tema.
b)Exposição do vídeo: “Cyberbullyng”.
c)Realização de pesquisa, investigando os conceitos e riscos, através da Webquest.
d)As respostas serão apresentadas e debatidas em grupo.
e)As duplas produzirão gibis, com histórias em quadrinhos sobre o tema, para publicação nos murais, jornal e blog da escola. Sitegrafia para pesquisas:
Com o estudo sobre higiene corporal, prevenção contra gripe, os professores decidiram construir com seus alunos, panfletos explicativos, “Como lavar as mãos corretamente” e “Como usar corretamente o banheiro”.
Etapa 1 - O disparador do projeto, no laboratório, foi a visualização dos vídeos veiculados na época da epidemia da gripe H1N1:
Etapa 2 – Em sala de aula foi construído texto instrucional coletivo sobre a lavagem correta das mãos.
Etapa 3- No laboratório de informática, as etapas da lavagem de mãos foram divididas e cada dupla digitou no aplicativo Word e ilustrou no aplicativo Paint. Houve turma que o desenho foi escaneado.
Etapa 4 – Coletivamente, como o uso do telão, foi elaborado o panfleto no aplicativo Publisher.
MARÇO
Além das ações em sala de aula, no laboratório de informática, os alunos puderam conhecer as diferenças entre Zona rural e zona urbana a partir de vídeos da turma do Chico Bento, e em seguida preencheram atividade elaborada pela professora e visitaram o site http://www.umacidadeinterativa.com.br.
FEVEREIRO
Apresentação dos COMBINADOS do laboratório de informática.
ATIVIDADES 2012
SETEMBRO
ANIMAIS
No aplicativo Microsoft Word os alunos elaboram um álbum a partir de uma ficha técnica de cada animal.
Iniciando o estudo sobre os recursos naturais da Terra e sua utilização os alunos foram sensibilizados com o vídeo "Planeta água" (http://www.youtube.com/watch?v=xzh0j4xt7io);
Para identificarem propriedades e ciclo da água assistiram os vídeos:
Nos meses de Março e Abril foram feitas atividades independentes envolvendo Língua Portuguesa, Matemática e Ciências: - Ilustraram a capa do caderno de atividades utlizando o programa TuxPaint e como tema foi direcionado as diferentes paisagens estudadas.
-Utilizando-se de tabelas e gráficos, os alunos vivenciaram os procedimentos de coleta, organização e interpretação de dados com o uso do programa Microsoft Excel . Clique na imagem para ampliar:
Iniciamos as atividades no lab construindo vídeo sobre os combinados com o uso dos programas Art pad e CamStudio.
ATIVIDADES 2011
CARTAS
No Microsoft Officce Word, os alunos escreveram cartas para os colegas do turno contrário assim puderam produzir textos obedecendo as características e promover socialização entre salas. LENDAS
Os alunos escolheram uma lenda a partir da leitura em sites, reproduziram para discurso narrativo e produziram Audiolivro de lendas com a edição de áudio no programa Audacity.
As primeiras aulas foram dedicadas a elaboração do vídeo sobre os Combinados do laboratório de informática utilizando a técnica do Artpad e o programa CamStudio.Neste 1º trimestre os alunos fizeram atividades independentes no laboratório: