4º ano


ATIVIDADES 2019
                            
Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo, cuidados com os equipamentos e estimular atitudes de respeito, organização e higiene.


Após os vídeos os alunos participaram do quizz elaborado no https://kahoot.com


https://photos.app.goo.gl/eGmPMWparcoL3NxB9

                      
DENGUE
Os alunos assistiram  vídeos educativos informando sobre a transmissão e prevenção  de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Esperamos que os alunos  provoquem uma ação mais efetiva com a população no combate ao mosquito passando essas informações para a família.
 

Após o vídeo puderam fazer atividades online:



Revisão de texto
Com o objetivo de desenvolver e aprimorar a autonomia na revisão de textos, os alunos participaram de 
sequencia de atividades corrigindo a ortografia, estruturação, paragrafação, pontuação de textos Piadas. O processo auxilia também na digitação e no uso do aplicativo Word.

https://photos.app.goo.gl/6gsCDjHnTdEeo3H89


Matific
A turma foi inscrita no portal MATIFIC, é uma plataforma online com atividades baseadas em jogos tornando divertido o aprendizado de matemática.
https://www.matific.com

Alimentação

Notícia - gênero textual

Os elementos do gênero Noticia foram destacados através da brincadeira “Stop” com os alunos do 4ºano B





Africanidade
Com o objetivo de conhecerem os diversos setores da influência da cultura Africana em nossa cultura, os alunos do 4º ano A elaboraram slides e depois socializaram a apresentação para a turma.Para a atividade utilizamos o programa Power point e Google Chrome para pesquisa com sites pré selecionados.

Clique na imagem:

Trechos de algumas apresentações:









ATIVIDADES 2018


    Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene. Utilizamos o Google drive para construção compartilhada do Documento da Classe.





Em outro dia o combinado para uso dos netbook's educacionais, além dos objetivos de cuidar do equipamento que é de uso coletivo também foi demonstrado a plataforma de trabalho afim de reconhecer software e as ferramentas disponíveis.


No decorrer do ano fizeram outras atividades para o desenvolvimento dos procedimentos de pesquisa, assistiram vídeos educativos e realizaram jogos, participaram da plataforma para incentivo de leitura Arkos.
 



Edição de vídeo com Movie maker
Como parte do projeto "Cinema" e aliado ao conteúdo sobre Alimentação, os alunos aprenderam a criar vídeos a partir de imagens.


ATIVIDADE 2017


Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene

Em outro dia o combinado para uso dos netbook's educacionais, além dos objetivos de cuidar do equipamento que é de uso coletivo também foi demonstrado a plataforma de trabalho afim de reconhecer software e as ferramentas disponíveis.

O portal MATIFIC contém atividades lúdicas para motivar o aprendizado da Matemática.


SISTEMA SOLAR

Resultado de imagem para programa celestiaAlunos navegaram pelo simulador do espaço sideral gratuito que permite explorar o nosso universo em três dimensões.




 Assistiram vídeos sobre a formação dos planetas:


Com o objetivo de estimular nossos alunos a lerem cada vez mais, informamos que a turma participará do “4º Campeonato Arkos de Leitura”. O Campeonato acontece entre os dias 01 de abril a 30 de outubro e o que está em jogo são as habilidades e o gosto pela leitura. Para os vencedores, mais do que certificados e troféus: O conhecimento. A classificação gira em torno da avaliação através de quiz e número de livros lidos.  A ideia básica é simples: o aluno ganha pontos, medalhas e outros prêmios virtuais para cada livro que lê.( http://www.arkos.com.br/d/como_funciona)
Os alunos tem acesso a uma lista de livros que podem fazer a leitura através do próprio site, ou então, fazer empréstimo daqueles que temos na biblioteca.
Depois de ter lido o livro, o aluno o procura no portal, responde as perguntas sobre ele e ganha pontos com as respostas corretas. Para acesso, nossos alunos foram cadastrados no portal e cada um recebeu nome de usuário e senha.
Segue abaixo o nome de usuário e senha para acesso ao portal: http://www.arkos.com.br







ATIVIDADE 2016



Animação de contos africanos

MANHÃ

Making off




A árvore de cabeça para baixo  https://www.youtube.com/watch?v=qM4UVF5ztjk






TARDE

Making off





Por que a girafa não tem voz? https://www.youtube.com/watch?v=P5yRGFwA9dc

Os segredos da nossa casa  https://www.youtube.com/watch?v=ix9_Vu2jo_o











ATIVIDADES 2015 / 2016


Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene
Em outro dia o combinado para uso dos netbook's educacionais, além dos objetivos de cuidar do equipamento que é de uso coletivo também foi demonstrado a plataforma de trabalho afim de reconhecer software e as ferramentas disponíveis.

O segundo trimestre começou com a construção do vídeo informativo sobre os cuidados com o uso das ferramentas de comunicação no ambiente virtual, focando a segurança na internet.
Objetivos :                                                         
- Desenvolver postura ética na internet;
- Conhecer as atitudes de segurança no “mundo virtual”;
- Apresentar conta de email, desde a definição à execução da conta de sua turma;
- Utilizar o blog da escola para divulgação do vídeo.

Conteúdo:
·         Conhecimentos gerais associados ao tema, como:
- Respeite limite de idade para usar sites;
- Cuidado com os dados pessoais;
- Cuidado ao falar com estranhos;
- Respeite as outras pessoas;
- Necessidade do acompanhamento de um adulto.

·         Uso da conta de email como ferramenta de comunicação






ATIVIDADES 2013


Confecção do Gibi a partir do aplicativo Publisher.


SETEMBRO
Produção HQ envolvendo o tema ciberbullying.
JULHO /AGOSTO
Exploração do CD "Histórias em quadrinhos da turma da Mônica" para elaboração do gibi.










MAIO / JUNHO
Uso responsável da internet
O tema foi abordado através de Webgincana e Webquest, formatos que  propõem interessantes meios de pesquisa, trabalhando, além dos conceitos, a colaboração e cooperação.



Etapas:
REDES SOCIAIS
a)       Levantamento prévio do que os alunos sabem sobre o uso da internet e as situações de vulnerabilidade;
b)       Exposição do vídeo sobre o uso responsável da internet: “Nunca fale com estranhos”.
c)       Realização de pesquisa, investigando o uso das  redes sociais, através da webgincana, e como tal, as duplas tiveram  tempo determinado para responder as questões.
d)       Apresentação das respostas e debatidas coletivamente. Como uma gincana, cada questão tem um valor, havendo preenchimento do quadro de pontuação para destacar a dupla que respondeu corretamente as perguntas.
e)       A  dupla vencedora, que reuniu o maior número de pontos,  de cada sala, construirá cartaz para divulgação nos murais, jornal e  blog da escola.

CYBERBULLING
a)       Levantamento prévio do que os alunos sabem sobre o tema.
b)       Exposição do vídeo: “Cyberbullyng”.
c)       Realização de pesquisa, investigando os conceitos e riscos, através da Webquest.
d)       As respostas serão apresentadas e debatidas em grupo.
e)       As  duplas produzirão gibis, com histórias em quadrinhos sobre o tema, para publicação nos murais, jornal e  blog da escola.

Sitegrafia para pesquisas: 

ABRIL

Com o estudo sobre higiene corporal, prevenção contra gripe, os professores decidiram construir com seus alunos, panfletos explicativos, “Como lavar as mãos corretamente” e “Como usar corretamente o banheiro”.
Etapa 1 - O disparador do projeto, no laboratório, foi a visualização dos vídeos veiculados na época da epidemia da gripe H1N1:
Como lavar as mãos corretamente http://www.youtube.com/watch?v=_CWXM11AuuM
Ação preventiva para evitar o contágio da gripe suína http://www.youtube.com/watch?v=LiqAPwlgXIk

Etapa 2 – Em sala de aula foi construído texto instrucional coletivo sobre a lavagem correta das mãos.
Etapa 3- No laboratório de informática, as etapas da lavagem de mãos foram divididas e cada dupla digitou no aplicativo Word e ilustrou no aplicativo Paint. Houve turma que o desenho foi escaneado.
Etapa 4 – Coletivamente, como o uso do telão, foi elaborado o panfleto no aplicativo Publisher.



MARÇO
Além das ações em sala de aula, no laboratório de informática, os alunos puderam conhecer as diferenças entre Zona rural e zona urbana a partir de vídeos da turma do Chico Bento, e em seguida preencheram atividade elaborada pela professora e visitaram o site http://www.umacidadeinterativa.com.br.





FEVEREIRO
Apresentação dos COMBINADOS do laboratório de informática.



ATIVIDADES 2012

OLIMPÍADAS
- As olimpíadas estão chegando...
E as turmas já estão ficando por dentro:


Com objetivo de conhecerem Londres a 1ª etapa foi o passeio virtual no Google Earth.
Em seguida preencheram ficha previamente elaborada:

Sitegrafia:


2ª etapa
A partir de uma sequência didática participaram da WebGincana para conhecerem alguns símbolos olímpicos.




Webgincana 1ºano A ciclo II
Clique na imagem para ampliar:
3ª etapa
Fizeram uma lista das modalidades esportivas a partir de pesquisa:
Sitegrafia:
Realizaram algumas atividades do software CLIC,   de autoria da prof. Tatiana e PAPE Claudia.
Nos meses de Março e Abril foram feitas atividades independentes envolvendo Língua Portuguesa, Matemática e Ciências: - Ilustraram a capa do caderno de atividades utlizando o programa TuxPaint e como tema foi direcionado as diferentes paisagens estudadas.
- Afim de reconhecer a função social, estruturação composicional e conteúdos do gênero textual , os alunos construíram a regra do jogo da Velha após manipularam online este jogo: http://ultradownloads.com.br/jogo-online/Tabuleiro/Jogo-da-Velha-Online/ ; http://elcio.com.br/velha/  ;
-Utilizando-se de tabelas e gráficos, os alunos vivenciaram os procedimentos de coleta, organização e interpretação de dados com o uso do programa Microsoft Excel . Clique na imagem para ampliar:
Iniciamos as atividades no lab construindo vídeo sobre os combinados  com o uso dos programas Art pad e CamStudio.

ATIVIDADES 2011
CARTAS
No Microsoft Officce Word, os alunos escreveram cartas para os colegas do turno contrário assim puderam produzir textos obedecendo as características e promover socialização entre salas. LENDAS
Os alunos escolheram uma lenda a partir da leitura em sites, reproduziram para discurso narrativo e produziram Audiolivro de lendas com a edição de áudio no programa Audacity.
Escute algumas gravações: O menino lobo de lambari by Claudia2011 Como surgiu a noite 2 by Claudia2011 A vitória régia by Claudia2011 O arranca linguas by Claudia2011 Sitegrafia: http://www.velhobruxo.tns.ufsc.br/Ldindio.html http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/lendas.htm http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/br/ http://ifolclore.vilabol.uol.com.br/lendas/index.htmhttp://ifolclore.vilabol.uol.com.br/lendas/index.htm http://sitededicas.uol.com.br/cfolc_mitos.htm
As primeiras aulas foram dedicadas a elaboração do vídeo sobre os Combinados do laboratório de informática utilizando a técnica do Artpad e o programa CamStudio. Neste 1º trimestre os alunos fizeram atividades independentes no laboratório: