5º ano


ATIVIDADES 2019
                            
Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo, cuidados com os equipamentos e estimular atitudes de respeito, organização e higiene.


Após os vídeos os alunos participaram do quizz elaborado no https://kahoot.com


https://photos.app.goo.gl/dU8g5QnNSdqoYcuA8

                      
DENGUE
Os alunos assistiram  vídeos educativos informando sobre a transmissão e prevenção  de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Esperamos que os alunos  provoquem uma ação mais efetiva com a população no combate ao mosquito passando essas informações para a família.
 

Após o vídeo puderam fazer atividades online:

Projeto Audiovisual para internet

        Os alunos  criaram vídeo com o programa Movie Maker como proposta de inserção das mídias digitais em seu currículo, neste caso, aliado a campanha de combate ao mosquito transmissor da Dengue.
Assista os vídeos:


Continuando a proposta de criação de vídeos , os alunos estão escrevendo roteiros para elaboração de vídeo tipo Youtuber com o tema "Combinados da escola"

Matific
A turma foi inscrita no portal MATIFIC, é uma plataforma online com atividades baseadas em jogos tornando divertido o aprendizado de matemática. A intenção é acessar o portal com o uso dos netbooks educacionais.
https://www.matific.com


Regiões do Brasil
A partir do Google Earth observaram o planeta Terra e as divisões geográficas. em seguidas realizaram jogos educativos a respeito das regiões do Brasil, estados e capitais.







Contos de Assombração
Os alunos produzirão animações no programa Scratch e para dar início a linguagem de programação em blocos , fizeram a revisão do processo utilizando o site Code.org
https://code.org







Produções de contos de assombração:

Estúdio 5º ano A: https://scratch.mit.edu/studios/25277692/

Estúdio 5º ano B: https://scratch.mit.edu/studios/25272854/

Estúdio 5º ano D:https://scratch.mit.edu/studios/25277860/

Estúdio 5º ano E: https://scratch.mit.edu/studios/25277871/

Algumas animações:























ATIVIDADES 2018


    Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene. Utilizamos o Google drive para construção compartilhada do Documento da Classe.












Em outro dia o combinado para uso dos netbook's educacionais, além dos objetivos de cuidar do equipamento que é de uso coletivo também foi demonstrado a plataforma de trabalho afim de reconhecer software e as ferramentas disponíveis.


No decorrer do ano fizeram outras atividades para o desenvolvimento dos procedimentos de pesquisa, assistiram vídeos educativos e realizaram jogos, participaram da plataforma para incentivo de leitura Arkos.
 



Edição de vídeo com Movie maker
Como parte do projeto "Cinema" e aliado ao conteúdo sobre Alimentação, os alunos aprenderam a criar vídeos a partir de imagens.


ATIVIDADE 2017


Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene
Em outro dia o combinado para uso dos netbook's educacionais, além dos objetivos de cuidar do equipamento que é de uso coletivo também foi demonstrado a plataforma de trabalho afim de reconhecer software e as ferramentas disponíveis.

PROGRAMAÇÃO
Utilizando a linguagem através de blocos , os alunos praticaram as primeiras lições para elaboração de conceito - “O que é linguagem de programação?” - visitaram e exercitaram desafios propostos no site Code club Brasil : https://br.code.org/

Para aprofundar o aprendizado de linguagem de programação - LOGO, os alunos conheceram o programa Scratch e seguindo orientações foram criando animações. 
Resultado de imagem para scratch
 Com ele é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.






Com o objetivo de estimular nossos alunos a lerem cada vez mais, informamos que a turma participará do “4º Campeonato Arkos de Leitura”. O Campeonato acontece entre os dias 01 de abril a 30 de outubro e o que está em jogo são as habilidades e o gosto pela leitura. Para os vencedores, mais do que certificados e troféus: O conhecimento. A classificação gira em torno da avaliação através de quiz e número de livros lidos.  A ideia básica é simples: o aluno ganha pontos, medalhas e outros prêmios virtuais para cada livro que lê.( http://www.arkos.com.br/d/como_funciona)
Os alunos tem acesso a uma lista de livros que podem fazer a leitura através do próprio site, ou então, fazer empréstimo daqueles que temos na biblioteca.
Depois de ter lido o livro, o aluno o procura no portal, responde as perguntas sobre ele e ganha pontos com as respostas corretas. Para acesso, nossos alunos foram cadastrados no portal e cada um recebeu nome de usuário e senha.
Segue abaixo o nome de usuário e senha para acesso ao portal: http://www.arkos.com.br









ATIVIDADES 2015/2016






Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene
Em outro dia o combinado para uso dos netbook's educacionais, além dos objetivos de cuidar do equipamento que é de uso coletivo também foi demonstrado a plataforma de trabalho afim de reconhecer software e as ferramentas disponíveis.

Divulgação blog da escola, utilizamos o endereço do blog para reconhecimento do navegador da internet e aproveitar para explorar esse meio de comunicação da escola com a comunidade.

 Uso da conta de email como ferramenta de comunicação, foi feita a apresentação da  conta de gmail , desde a definição, mostrando estrutura à execução da conta de sua turma;

Com o objetivo de conhecer aspectos culturais, geográficos e políticos, os alunos visitaram sites sobre as Regiões do Brasil. Os links foram acessados através da conta de email da turma. 


Pesquisa sobre Fontes de energia




ATIVIDADES 2013


AGOSTO
Sistemas do corpo humano
JULHO
Cordel

ABRIL / MAIO / JUNHO
Exploração dos programas Audacity e Movie Maker, etapas para construção da animação.
Gravação e edição de arquivos para animação a partir da produção textual de conto de aventura.

"Uma aventura espacial" - Nossa 1ª animação!!!

FEVEREIRO / MARÇO
Sistema solar - Exploraram sites com os conceitos e jogos sobre o tema. A seguir desenharam no tuxpaint o sistema solar e escreveram no Word o que descobriram de mais interessante.



Apresentação dos COMBINADOS do laboratório de informática.

ATIVIDADES 2012

Setembro:
Eleições
Notícia

Agosto:
Olímpiadas de Londres
A partir de um roteiro os alunos pesquisaram sobre as Olimpíadas e Paralimpíadas de Londres.


Poesias
Seguiram webquest para conhecerem diversos autores e poesias enriquecendo seus conhecimentos para então participarem das Olimpíadas de Poesia

Junho:
Para conhecerem a origem e as regras de cada jogo a ser apresentado no dia com a comunidade, os alunos realizaram pesquisas orientados pelas professoras:
MANCALA

PETECA


Em Maio , os alunos visitaram sites para conhecerem  as funções dos diferentes sistemas (digestório, excretor e  locomotor) do corpo humano e suas inter-relações.
Sitegrafia Sistema Digestório:
 


A partir de um inquérito alimentar de uma semana os alunos montaram tabela dos alimentos ingeridos no almoço. Com os dados montaram no laboratório o gráfico de consumo dos alimentos utilizando o aplicativo Microsoft Office EXCEL.

Para que os alunos pudessem estabelecer relações entre o corpo humano e a saúde,  compreendendo as formas de nutrição, prevenção de doenças, defesas naturais e estimuladas, os modos e estilos de vida, assistiram a animação do site do mundo da Criança, Comer para viver.

Iniciamos as atividades no lab construindo vídeo sobre os combinados  com o uso dos programas Artpad e CamStudio e edição no Movie Maker. (Ver guia Combinados)



ATIVIDADES 2011

MATEMÁTICA - TABELAS
Utilizando-se de tabelas e gráficos, os alunos vivenciaram os procedimentos de coleta, organização e interpretação de dados com o uso do programa Microsoft Excel .

Clique na imagem para ampliar:

CORPO HUMANO
Para conhecer as funções dos diferentes sistemas do corpo humano, os alunos apreciaram animações que contam sobre os sistemas e praticaram atividades online.
Sitegrafia
http://www.mundodacrianca.com/
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/atividades.aspx
http://www.sementinhaedaniel.com.br/page33.html
http://www.ocorpohumano.com.br/img/jdf/open.htm?sentidos.swf
http://junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Jogos&ID=29
http://www.klick.com.br/conteudo/pagina/0,6313,PPR-1970-,00.html


PROJETO DA ESCOLA - MÚSICA
Uma das turmas durante o processo de aprendizagem sobre música construiu um blog para divulgar seus conhecimentos. As informações contidas foram fruto de pesquisa.





Outras turmas utilizaram Webquest como ferramenta de pesquisa sobre os diversos Estilos musicais brasileiros possibilitando o desenvolvimento da capacidade de sintetizar um texto lido, aprimorando os procedimentos de pesquisa e a partir daí produziram um livro, explanaram e gravaram suas produções e este arquivo de áudio foi adicionado ao projeto "Rádio na escola".

Clique na imagem para ampliar:
Livro
Apresentação
Gravação MPB by Claudia2011