Ed. Tecnológica

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E ROBÓTICA
Nas escolas municipais de São Bernardo do Campo ,o trabalho com educação tecnológica tem como objetivo desenvolver uma série de procedimentos que levam a criança a pensar cientificamente ,elaborando hipóteses, experimentando –as e reformulando –as  a partir dos resultados obtidos e propondo outras soluções para os problemas . Para isso, elas contam com o material estruturado  blocos de encaixe .
Esse trabalho é realizado em situações nas quais o aluno exercita sua capacidade de argumentação , aprende a trabalhar em equipe  de forma colaborativa, realiza a construção e montagem de mecanismo ou objetivos baseados em conserto de máquinas simples (alavanca , rodas e eixos , plano inclinado e estruturas  rígidas e móveis) e robótica(mecanismo eletroeletrônico, programação simples e avançada ) , relacionada sua vida escolar com o seu cotidiano.
ATIVIDADES 2019

Alunos do 1º , 2º e 3º anos iniciais iniciaram os projetos de Educação Tecnológica.

A primeira fase foi de exploração do material.

A Segunda etapa foi a construção de mecanismo a partir de situação problema criado após a apreciação do filme " A vida de insetos". Com a temática do filme pode-se conversar com alunos a importância do trabalho em equipe, das funções de cada um,  exaltando a vida em sociedade.




ATIVIDADES 2º ANO C

Ed. Tecnológica - Desafio 1- https://www.youtube.com/watch?v=vHFdWPxToQs

Ed. Tecnológica - Desafio 2 - https://www.youtube.com/watch?v=hxQDsQJJsuw 

Montagem com fichas - https://youtu.be/d5B-Gnv8pus


Os alunos do 3º anos estão conhecendo os textos instrucionais e utilizou-se a leitura de fichas do material Lego como mais um recurso de aprendizagem.







ATIVIDADES 2017
A PAPP em parceria com professores e equipe gestora iniciaram o projeto com os alunos do 1º, 2º  e 3º ano inicial.
A primeira etapa foi a  explorando o material precedida de orientação sobre o uso de um material coletivo.
Clique na imagem: 


A turma do 2º ano ciclo II iniciou o projeto com a caixa vermelha, 9615. 




Etapas do trabalho:



ATIVIDADES 2016 / 2017


Após reorganizarmos o material da nossa escola, reiniciamos este ano a utilização do material estruturado "Lego", afim de desenvolver procedimentos que possibilitem a criança a pensar cientificamente, elaborando hipóteses, experimentando –as e reformulando –as  a partir dos resultados obtidos e propondo outras soluções para resolução de problemas.

O material estruturado LEGO desperta grande interesse das crianças. Assim, a sistematização da educação tecnológica tem o intuito de enriquecer o ambiente de aprendizagem e com esse projeto pretendemos oferecer possibilidades para que os alunos possam aprender, desenvolver habilidades, valores e competências de maneira diferente.

A PAPP em parceria com professores e equipe gestora iniciaram o projeto com os alunos do 1º e 2º ano inicial.
A primeira etapa foi a  explorando o material precedida de orientação sobre o uso de um material coletivo.

Acompanhe alguns momentos:



ATIVIDADES 2012

Os alunos iniciaram Educação Tecnológica explorando a caixa vermelha 9630.
Clique na imagem para ampliar:

2º ano ciclo II - manhã


2º ano ciclo II -tarde
Clique na imagem para ampliar:

ATIVIDADES 2011

O projeto MONITORIA EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA foi criado como mais um auxilio ao professor na sala de aula nos momentos de Educação Tecnológica.
A PAPE de Tecnologia da Informação propos em encontros semanais a apresentação do material LEGO Dacta ao grupo de monitores. Nesses momentos discutiu-se sobre tecnologia, construção de montagens aplicando programação simples e avançada.
OBJETIVOS
- Incentivar a participação das turmas em Educação Tecnológica e nas atividades propostas;
- Despertar o interesse dos alunos na Educação Tecnológica;
- Preparar os alunos para serem monitores na sala de aula, acompanhando o professor regente nas atividades de Educação Tecnológica;