1º ano


Lousa digital

ATIVIDADES 2020 e 2021



ATIVIDADES 2019
Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene.


 




 Utilizamos o programa ARIÊ para desenvolver as habilidades com uso de mouse e teclado, além de estimular o processo de alfabetização.










DENGUE
Os alunos assistiram  vídeos educativos informando sobre a transmissão e prevenção  de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Esperamos que os alunos  provoquem uma ação mais efetiva com a população no combate ao mosquito passando essas informações para a família.
 

Após os vídeos puderam fazer atividades online:


Educação Tecnológica
http://tecnopaulot.blogspot.com/p/educacao-tecnologica.html


     A primeira etapa do trabalho foi para explorar o material  Lego para que os alunos  conhecessem os tipos de peças e as possibilidades de uso.
     Assistiram o filme "Vida de insetos" e discutiu-se sobre a vida em sociedade, o trabalho em equipe, cada um fazendo uma função, as diferenças físicas e comportamentais dos seres vivos, assim, fazendo uma analogia com o Projeto de Educação Tecnológica (ET)
    Na aula de E. T. o professor ofereceu a oportunidade de realizar montagens relacionadas ao filme a partir de situações problemas.




ATIVIDADES 2018
 Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene.


 




Aliados ao processo de alfabetização e de matemática,  utilizamos de aplicativos e jogos online , proporcionando também o desenvolvimento  das habilidades motoras para uso do mouse e teclado. 

O aplicativo Paint foi apresentado para o aprimoramento da coordenação fina auxiliando no aprendizado da escrita com letra cursiva e nos aspectos informacionais para uso de um programa. Utilizamos como tema para produção do desenho , o estudo dos Meios de transporte e com outra turma as Parlendas











Sites educativos estimulam o processo de alfabetização e do aprendizado da matemática.






O recurso de projeção de imagens contribui para a produção de textos coletivos.




ATIVIDADES 2017


                 Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene.
                 As aulas de Educação Tecnológica alternam com as aulas do Laboratório de Informática.


               Utilizamos o programa ARIÊ para desenvolver as habilidades com uso de mouse e teclado, além de estimular o processo de alfabetização.



Continuando as atividades de manipulação do teclado e mouse unido a alfabetização, utilizamos o programa SEBRAN


O portal MATIFIC contém atividades lúdicas para motivar o aprendizado da Matemática.



Como extensão da sala de aula, os aluno estão exercitando a escrita de Parlendas.



ATIVIDADES 2015 / 2016


Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene
Em outro dia o combinado para uso dos netbook's educacionais, além dos objetivos de cuidar do equipamento que é de uso coletivo também foi demonstrado a plataforma de trabalho afim de reconhecer software e as ferramentas disponíveis.

Nas primeiras aulas, os alunos manipulam o aplicativo GCompris com jogos para desenvolver e aprimorar o uso do mouse e teclado.


Divulgação blog da escola, utilizamos o endereço do blog para reconhecimento do navegador da internet e aproveitar para explorar esse meio de comunicação da escola com a comunidade.

São proporcionados sites educativos para ajudar na alfabetização, como o http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/, através do jogo primeiros passos. Utiliza-se também vários jogos disponíveis nos nets. A matemática também é vivenciada através de jogos.


2016


A sala de informática tem sido usada para demonstrar esses jogos com ajuda do telão. Esse recurso também favorece a produção coletiva de textos e apresentação de conteúdos trabalhados em sala de aula, como o Tipo de moradias:


Iniciamos o semestre reforçando as aulas de matemática, apresentando o material dourado com o uso de jogos educativos já instalados nos netbooks e jogos online:






ATIVIDADES 2014

Assistindo uma das versões da história "Os 3 porquinhos" no laboratório.(Fonte Youtube)










Escrita coletiva de listas


ATIVIDADES 2013

AGOSTO

Ivan Cruz 
Veja o álbum:



JUNHO / JULHO


Algumas atividades foram elaboradas no laboratório de informática contemplando o projeto "Arca de Noé".Os alunos assistiram vídeos das músicas, fizeram a escrita coletiva da letra e em seguida  utilizaram o aplicativo PAint. A edição de desenho no computador  contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina, concentração, discriminação de cores, e criatividade.

"A foca" - Vinícius de Moraes












"A pulga" - Vinícius de Moraes




MAIO
Como etapas do processo de alfabetização, a partir de  cantigas infantis, houve a escrita coletiva da letra da música  no telão e em seguida a ilustração desta no editor de desenho PAint.



ABRIL
O Aplicativo Microsoft Paint foi apresentado como um dos recursos de edição de desenho explorando algumas ferramentas e assim desenvolverem sua criatividade e imaginação.

Os alunos tiveram o  primeiro contato com os netbook's no laboratório de informática, foi exposto no telão os combinados sobre os cuidados e os procedimentos adequados para o uso. Logo após exploraram o jogo Gnometris.



FEVEREIRO / MARÇO


Após a apresentação dos COMBINADOS do laboratório de informática, as primeiras aulas tem como objetivo desenvolver habilidades com o mouse e teclado assim são apresentadas atividades como os Jogos da turma da Mônica e jogos online.



ATIVIDADES 2012


NOVEMBRO / DEZEMBRO:
ANIMAIS
Com o objetivo de identificar as características de alguns animais e  conhecer mais um programa de edição de desenho, o TuxPAint, os alunos construiram álbuns:

OUTUBRO:
MORADIAS
Estudando as semelhanças e diferenças entre  moradias, os alunos desenharam utilizando recursos do aplicativo Paint:


DIA DAS CRIANÇAS
Na semana do dia das crianças , os alunos puderam visitar sites com jogos divertidos:






















http://www.senninha.com.br  



SETEMBRO:

 CANTIGAS INFANTIS

Os alunos produzem o álbum virtual, iniciando o projeto pela exploração do aplicativo de desenhos no Windows: o Paint e do programa TuxPaint. Fazem a ilustração da cantiga ,depois passam para a digitação no aplicativo do Office Power Point e terminando pela gravação.






JULHO / AGOSTO:

OLIMPÍADAS

Para localizar  a sede dos jogos olímpicos deste ano, Londres,  os alunos visualizaram no telão o planeta Terra e continentes a partir do programa Google Earth.


Explanou-se sobre os continentes, países e cidades. Em Londres observou-se  alguns pontos turísticos e peculiaridades da cidade, como o ônibus,cabine telefônica ...








Para conhecerem a história das olimpíadas, os alunos leram a história em quadrinhos da Turma da Mônica, viram  na BEI um DVD  com vídeos pré selecionados: "Pateta nas Olimpíadas"; "Vídeo oficial das olimpíadas em Londres"; " Os símbolos presentes"; "A escolha dos mascotes"; As modalidades e seus pictogramas"; "Vídeo oficial das olimpíadas do Rio de Janeiro"

No laboratório de informática puderam executar algumas atividades sobre as modalidades esportivas elaboradas no software de autoria CLIC .



Jogos online:


JUNHO:

PARLENDAS

CLIC de Parlendas é um pacote de atividades contemplando o processo de alfabetização.
Clique na imagem para ampliar:
MAIO:
ABRIL:Utilizando o freeware de autoria CLIC são elaboradas em parceria com o professor atividades com os objetivos de:- Promover Socialização;- Conhecer a escrita do nome dos colegas;- Conhecer a escrita do nome dos professores;-Avançar na hipótese da escrita;- Promover leitura;  e  - Favorecer o desenvolvimento das competências a respeito da tecnologia da informação.
MARÇO: As primeiras aulas tem como objetivo desenvolver habilidades com o mouse e teclado assim são apresentados freeware como os Jogos da turma da Mônica.
ATIVIDADES 2011
As primeiras aulas tem como objetivo desenvolver habilidades com o mouse e teclado assim são apresentados freeware como os Jogos da turma da Mônica.
ALFABETIZAÇÃO
Utilizando o freeware de autoria CLIC são elaboradas em parceria com o professor atividades com os objetivos de:- Promover Socialização;- Conhecer a escrita do nome dos colegas;- Conhecer a escrita do nome dos professores;-Avançar na hipótese da escrita;- Promover leitura;  e  - Favorecer o desenvolvimento das competências a respeito da tecnologia da informação.
  Clique na imagem para ampliar: Alfabetização com nomes
PARLENDAS
No aplicativo Microsoft PowerPoint os alunos  fizeram em dupla o registro de uma Parlenda. A partir de um texto já memorizado esses registros são uma maneira de levar a criança a refletir e observar a escrita. Aprimorando a oralidade foi filmado a dupla cantando a parlenda e, aproveitando, este arquivo foi convertido em áudio para adicionar ao projeto “Rádio na escola”.

Cada turma criou uma estratégia para a ilustração da Parlenda, dependendo da disponibilidade de tempo. A utilização do Aplicativo Microsoft Paint foi um dos recursos utilizados possibilitando exploração de algumas ferramentas e assim desenvolverem sua criatividade e imaginação.

Confira uma das produções em vídeo
CLIC de Parlendas é um pacote de atividades contemplando o processo de alfabetização. Clique na imagem para ampliar:
Clic Parlendas
ADIVINHAS
Com o objetivo de promover a leitura e escrita, os alunos produziram no Microsoft Word o livreto de adivinhas.