Atividades desplugadas:
Atividades com material Lego:
Lousa digital
ATIVIDADES 2020 e 2021
ATIVIDADES 2019
Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene.
Utilizamos o programa ARIÊ para desenvolver as habilidades com uso de mouse e teclado, além de estimular o processo de alfabetização.
DENGUE
Os alunos assistiram vídeos educativos informando sobre a transmissão e prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Esperamos que os alunos provoquem uma ação mais efetiva com a população no combate ao mosquito passando essas informações para a família.
Após os vídeos puderam fazer atividades online:
Educação Tecnológica
http://tecnopaulot.blogspot.com/p/educacao-tecnologica.html
A primeira etapa do trabalho foi para explorar o material Lego para que os alunos conhecessem os tipos de peças e as possibilidades de uso.
Assistiram o filme "Vida de insetos" e discutiu-se sobre a vida em sociedade, o trabalho em equipe, cada um fazendo uma função, as diferenças físicas e comportamentais dos seres vivos, assim, fazendo uma analogia com o Projeto de Educação Tecnológica (ET)
Na aula de E. T. o professor ofereceu a oportunidade de realizar montagens relacionadas ao filme a partir de situações problemas.
Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene.
Aliados ao processo de alfabetização e de matemática, utilizamos de aplicativos e jogos online , proporcionando também o desenvolvimento das habilidades motoras para uso do mouse e teclado.
O aplicativo Paint foi apresentado para o aprimoramento da coordenação fina auxiliando no aprendizado da escrita com letra cursiva e nos aspectos informacionais para uso de um programa. Utilizamos como tema para produção do desenho , o estudo dos Meios de transporte e com outra turma as Parlendas
Sites educativos estimulam o processo de alfabetização e do aprendizado da matemática.
O recurso de projeção de imagens contribui para a produção de textos coletivos.
ATIVIDADES 2017
Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene.
As aulas de Educação Tecnológica alternam com as aulas do Laboratório de Informática.
As aulas de Educação Tecnológica alternam com as aulas do Laboratório de Informática.
Utilizamos o programa ARIÊ para desenvolver as habilidades com uso de mouse e teclado, além de estimular o processo de alfabetização.
Continuando as atividades de manipulação do teclado e mouse unido a alfabetização, utilizamos o programa SEBRAN
O portal MATIFIC contém atividades lúdicas para motivar o aprendizado da Matemática.
Como extensão da sala de aula, os aluno estão exercitando a escrita de Parlendas.
ATIVIDADES 2015 / 2016
Iniciamos com combinados para uso do espaço do laboratório de informática afim de proporcionar ambientação ao espaço coletivo e estimular atitudes de respeito, organização e higiene.
Em outro dia o combinado para uso dos netbook's educacionais, além dos objetivos de cuidar do equipamento que é de uso coletivo também foi demonstrado a plataforma de trabalho afim de reconhecer software e as ferramentas disponíveis.
Nas primeiras aulas, os alunos manipulam o aplicativo GCompris com jogos para desenvolver e aprimorar o uso do mouse e teclado.
Divulgação blog da escola, utilizamos o endereço do blog para reconhecimento do navegador da internet e aproveitar para explorar esse meio de comunicação da escola com a comunidade.
São proporcionados sites educativos para ajudar na alfabetização, como o http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/, através do jogo primeiros passos. Utiliza-se também vários jogos disponíveis nos nets. A matemática também é vivenciada através de jogos.
A sala de informática tem sido usada para demonstrar esses jogos com ajuda do telão. Esse recurso também favorece a produção coletiva de textos e apresentação de conteúdos trabalhados em sala de aula, como o Tipo de moradias:
ATIVIDADES 2014
Assistindo uma das versões da história "Os 3 porquinhos" no laboratório.(Fonte Youtube)
Escrita coletiva de listas
ATIVIDADES 2013
AGOSTO
Ivan Cruz
Veja o álbum:
JUNHO / JULHO
Algumas atividades foram elaboradas no laboratório de informática contemplando o projeto "Arca de Noé".Os alunos assistiram vídeos das músicas, fizeram a escrita coletiva da letra e em seguida utilizaram o aplicativo PAint. A edição de desenho no computador contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina, concentração, discriminação de cores, e criatividade.
"A foca" - Vinícius de Moraes
"A pulga" - Vinícius de Moraes
MAIO
Como etapas do processo de alfabetização, a partir de cantigas infantis, houve a escrita coletiva da letra da música no telão e em seguida a ilustração desta no editor de desenho PAint.
ABRIL
O Aplicativo Microsoft Paint foi apresentado como um dos recursos de edição de desenho explorando algumas ferramentas e assim desenvolverem sua criatividade e imaginação.
Os alunos tiveram o primeiro contato com os netbook's no laboratório de informática, foi exposto no telão os combinados sobre os cuidados e os procedimentos adequados para o uso. Logo após exploraram o jogo Gnometris.
FEVEREIRO / MARÇO
Após a apresentação dos COMBINADOS do laboratório de informática, as primeiras aulas tem como objetivo desenvolver habilidades com o mouse e teclado assim são apresentadas atividades como os Jogos da turma da Mônica e jogos online.
ATIVIDADES 2012
NOVEMBRO / DEZEMBRO:
ANIMAIS
Com o objetivo de identificar as características de alguns animais e conhecer mais um programa de edição de desenho, o TuxPAint, os alunos construiram álbuns:
OUTUBRO:
MORADIAS
Estudando as semelhanças e diferenças entre moradias, os alunos desenharam utilizando recursos do aplicativo Paint:
DIA DAS CRIANÇAS
Na semana do dia das crianças , os alunos puderam visitar sites com jogos divertidos:
http://www.senninha.com.br
SETEMBRO:
CANTIGAS INFANTIS
Os alunos produzem o álbum virtual, iniciando o projeto pela exploração do aplicativo de desenhos no Windows: o Paint e do programa TuxPaint. Fazem a ilustração da cantiga ,depois passam para a digitação no aplicativo do Office Power Point e terminando pela gravação.
JULHO / AGOSTO:
Para localizar a sede dos jogos olímpicos deste ano, Londres, os alunos visualizaram no telão o planeta Terra e continentes a partir do programa Google Earth.
Explanou-se sobre os continentes, países e cidades. Em Londres observou-se alguns pontos turísticos e peculiaridades da cidade, como o ônibus,cabine telefônica ...
Para conhecerem a história das olimpíadas, os alunos leram a história em quadrinhos da Turma da Mônica, viram na BEI um DVD com vídeos pré selecionados: "Pateta nas Olimpíadas"; "Vídeo oficial das olimpíadas em Londres"; " Os símbolos presentes"; "A escolha dos mascotes"; As modalidades e seus pictogramas"; "Vídeo oficial das olimpíadas do Rio de Janeiro"
No laboratório de informática puderam executar algumas atividades sobre as modalidades esportivas elaboradas no software de autoria CLIC .
No laboratório de informática puderam executar algumas atividades sobre as modalidades esportivas elaboradas no software de autoria CLIC .
Jogos online:
JUNHO:
PARLENDAS
CLIC de Parlendas é um pacote de atividades contemplando o processo de alfabetização.
Clique na imagem para ampliar:
MAIO:
ABRIL:Utilizando o freeware de autoria CLIC são elaboradas em parceria com o professor atividades com os objetivos de:- Promover Socialização;- Conhecer a escrita do nome dos colegas;- Conhecer a escrita do nome dos professores;-Avançar na hipótese da escrita;- Promover leitura; e - Favorecer o desenvolvimento das competências a respeito da tecnologia da informação.
MARÇO: As primeiras aulas tem como objetivo desenvolver habilidades com o mouse e teclado assim são apresentados freeware como os Jogos da turma da Mônica.
ATIVIDADES 2011
As primeiras aulas tem como objetivo desenvolver habilidades com o mouse e teclado assim são apresentados freeware como os Jogos da turma da Mônica.
ALFABETIZAÇÃO
Utilizando o freeware de autoria CLIC são elaboradas em parceria com o professor atividades com os objetivos de:- Promover Socialização;- Conhecer a escrita do nome dos colegas;- Conhecer a escrita do nome dos professores;-Avançar na hipótese da escrita;- Promover leitura; e - Favorecer o desenvolvimento das competências a respeito da tecnologia da informação.
Clique na imagem para ampliar: Alfabetização com nomes
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PARLENDAS
No aplicativo Microsoft PowerPoint os alunos fizeram em dupla o registro de uma Parlenda. A partir de um texto já memorizado esses registros são uma maneira de levar a criança a refletir e observar a escrita. Aprimorando a oralidade foi filmado a dupla cantando a parlenda e, aproveitando, este arquivo foi convertido em áudio para adicionar ao projeto “Rádio na escola”.
Cada turma criou uma estratégia para a ilustração da Parlenda, dependendo da disponibilidade de tempo. A utilização do Aplicativo Microsoft Paint foi um dos recursos utilizados possibilitando exploração de algumas ferramentas e assim desenvolverem sua criatividade e imaginação.
Confira uma das produções em vídeo
CLIC de Parlendas é um pacote de atividades contemplando o processo de alfabetização. Clique na imagem para ampliar:
Clic Parlendas
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ADIVINHAS
Com o objetivo de promover a leitura e escrita, os alunos produziram no Microsoft Word o livreto de adivinhas.